Como pensar como um futurista neste novo mundo
Empreender significa muito mais do que simplesmente abrir um negócio. É uma atitude profissional que pode ser aplicada dentro ou fora de uma empresa, e que exige planejamento, inovação, diferenciação, e acima de tudo, mudança de mentalidade.
No século 21, a concorrência é transversal e o mercado está em constante mudança, por isso é fundamental ter objetivos claros, uma estratégia disruptiva e flexibilidade para se adaptar às mudanças. Eu costumo dizer que se adaptar não basta, tenho que realmente protagonizar a mudança e assumir as rédeas da transformação, seja ela digital ou criativa.
O impacto é transversal
Como um futurista eu acredito que o impacto transversal, ou seja, a capacidade de uma tecnologia ou inovação transformar diversos setores, é uma tendência cada vez mais presente nos mercados atuais. Empresas que investem em inovação e tecnologia podem criar soluções que afetam não só o seu setor de atuação, mas também outros setores, gerando novas oportunidades de negócios e ampliando seu alcance de mercado.
Um exemplo de impacto transversal é a internet, que transformou não apenas o setor de tecnologia e comunicação, mas também o varejo, a mídia, a publicidade e diversos outros setores. Outro exemplo é a inteligência artificial, que pode ser aplicada em áreas como saúde, finanças, transportes, entre outras, transformando a forma como esses setores funcionam.
Para se manterem competitivas, as empresas precisam estar atentas às tendências tecnológicas e inovadoras, buscando se adaptar e utilizar essas inovações para gerar valor em diversos setores. As empresas que conseguem identificar e aproveitar oportunidades de impacto transversal têm grandes chances de se destacar no mercado e garantir um crescimento sustentável.
Para empreender com sucesso, é importante ter um bom planejamento que começa com um estudo do cenário atual e um mapeamento das mudanças e oportunidades. É necessário buscar o diferencial competitivo. É preciso ter um planejamento inteligente que vá além de uma lista de ações desintegradas ou pequenos experimentos.
A maioria dos empreendedores falham ao não planejar bem, comprometendo a jornada a médio prazo. Quase todos os setores são impactados por novos concorrentes, e os negócios tradicionais que navegam sozinhos por muito tempo estão perdendo espaço para milhares de pequenos negócios mais ágeis, aptos e baratos.
Nesse contexto, a flexibilidade para as mudanças que surgem ao longo do caminho, a capacidade de contornar contratempos e a aceitação de que o erro faz parte da jornada são essenciais.
Muitos empreendedores esperam demais para mudar o rumo do seu negócio, ficando para trás ou fechando as portas. Em minhas palestras de futurismo, inovação e criatividade eu costumo sempre lembrar que o mercado do século 21 não tem espaço especial para profissionais que apenas tocam o dia a dia, ou para aqueles que acham que, porque o negócio está indo bem, a inovação e as revisões nos planos não são necessárias.
Aprenda a olhar para três diferentes horizontes de inovação
Os três horizontes de inovação são diferentes estágios de desenvolvimento de uma organização, desde a melhoria incremental até a criação de novos modelos de negócios.
O primeiro horizonte refere-se a melhorias graduais nos produtos e serviços existentes, que são lideradas pelos colaboradores da empresa.
O segundo horizonte envolve o desenvolvimento de novos produtos e serviços, que são liderados por equipes de inovação interna e geralmente se baseiam nas capacidades existentes da empresa.
O terceiro horizonte refere-se a inovações disruptivas que podem exigir a criação de novos modelos de negócios e que muitas vezes são lideradas por startups ou equipes externas. Juntos, os três horizontes fornecem uma visão mais completa das diferentes maneiras pelas quais as empresas podem inovar e crescer.
Empreender é fazer história e deixar um legado para o mundo. Para isso, é preciso ter uma visão clara do objetivo e estar disposto a desafiar o pensamento, contornar contratempos e aceitar o erro como parte da jornada. A chave para o sucesso é buscar ajuda, planejar bem e ser flexível às mudanças. Com esses três elementos, é possível criar um negócio inovador, diferenciado e que faça a diferença tanto para o empreendedor quanto para a sociedade.
Já parou para pensar sobre o quanto um palestrante e futurista com as estratégias mais disruptivas em inovação, criatividade e impacto transversal, pode potencializar o conhecimento e criar diferenciação para sua sua equipe, gestores e colaboradores, quanto em valor e resultados para seu evento e empresa?
Σχόλια